• Largo Finanças 03 (Large)Largo Finanças 03 (Large)
  • Largo Finanças 02 (Large)Largo Finanças 02 (Large)

Monção requalifica Largo das Finanças

Trabalhos já começaram, devendo estar concluídos até ao final deste ano. Intervenção incidirá no pavimento, passeios, zonas de estacionamento e rede de drenagem de águas fluviais. A empreitada de beneficiação do Largo Dr. Oliveira e Silva, conhecido como Largo das Finanças, já arrancou no terreno. Entregue à empresa José Cândido Martins Armada e Filhos, Lda, pelo valor de 120 mil euros, imposto incluído, os trabalhos deverão estar concluídos no final do presente ano. A

intervenção, extensiva à Rua do Cano e espaço entre a traseira dos prédios e as garagens, consta da execução de pavimento novo na via de circulação automóvel, zonas de estacionamento e espaços de mobilidade pedonal, alguns dos quais serão demolidos e construídos novamente. Será igualmente executada uma rede nova de drenagem de águas pluviais, assegurando a total eficiência daquela serviço naquela zona. Presentemente não corresponde aos anseios dos moradores e comércios e tem contribuído para o envelhecimento precoce dos pavimentos. O Largo Dr Oliveira e Silva, cuja requalificação está inscrita no Plano Plurianual de Investimentos do Município de Monção para o ano de 2013, engloba uma área habitacional construída na década de oitenta do século passado, localizando-se junto à antiga estação do caminho-de-ferro.

Nos baixos dos prédios situam-se vários estabelecimentos comerciais e de serviços, entre os quais a repartição de finanças e de segurança social, sendo uma área muito concorrida e movimentada. No local, encontra-se ainda uma lápide a assinalar a criação da freguesia de Cortes e o monumento aos combatentes monçanenses falecidos na Guerra do Ultramar.

Comentários