thumbnail_3rika

Jornadas Teotonianas celebram bodas de prata

MONÇÃO – Dias 14, 15 e 16 deste mês, pelas 21h00, no Salão Paroquial de Monção. Nesta edição, celebram-se “25 anos em prol da cultura”. Como é habitual, as conferências serão antecedidas por alguns momentos musicais protagonizados por grupos corais de Monção e Salvaterra do Miño.

Promovidas pelo Arciprestado de Monção com apoio da Câmara Municipal de Monção, a XXV edição das Jornadas Teotonianas realiza-se nos dias 14, 15 e 16 deste mês. As conferências, subordinadas à temática geral “25 anos em prol da cultura”, serão antecedidas por alguns momentos musicais, decorrendo, como é habitual, no Salão Paroquial de Monção.

No primeiro dia, pelas 21h00, José Correia Vilar, professor da Faculdade de Teologia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, abordará a “Cultura e seu fundamento teológico”. A atuação musical estará a cargo do Grupo Coral Lacedurium, de Salvaterra do Miño.

No dia seguinte, à mesma hora, após atuação do Coral Polifónico Deu-la-Deu Martins, de Monção, terá lugar a conferência “Igreja e Cultura”, da autoria de José Frazão Correia, professor da Faculdade de Teologia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa.

No último dia, a conferência “S. Teotónio e a cultura do século XII”, também às 21h00, terá como palestrante José Marques, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. No último dia, o momento musical será protagonizado pelo Grupo Coral Paroquial de Salvaterra do Miño.

De acordo com a organização, as XXV Jornadas Teotonianas visam esclarecer o fundamento teológico da cultura e os valores que a enriquecem, reconhecer o serviço cultural prestado pela igreja ao longo dos tempos, e valorizar o testemunho cultural de S. Teotónio.

Refira-se que estas jornadas, por onde passaram diversas personalidades conhecidas do meio cultural, económico e social do país, nasceram pela mão do então reitor do Seminário Diocesano de Monção e atual Bispo de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias, para homenagear S. Teotónio (1082 – 1162), primeiro santo português natural do concelho vizinho de Valença.

Avalie a Notícia