Câmara de Almada lança 1.ª pedra da Universidade Sénior

UsalmaALMADA – No próximo dia 18 de janeiro, pelas 11 horas, a Câmara Municipal de Almada lança a 1.ª pedra das obras de requalificação do edifício que vai albergar a Universidade Sénior de Almada (USALMA), situado na Rua Serpa Pinto, onde funcionou a Sociedade Cooperativa Almadense, localizado no núcleo histórico da cidade.

Cerca de um milhão de euros é quanto será investido na reabilitação das futuras instalações da USALMA. Esta intervenção tem uma comparticipação comunitária do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, inserido na candidatura “Almada Velha – De novo centro”.

A aquisição e reabilitação da antiga sede da Sociedade Cooperativa Almadense, por parte da Câmara Municipal de Almada, integram um conjunto de operações de regeneração urbana que pretendem valorizar o centro histórico de Almada-Cacilhas.

Prevê-se que as obras estejam concluídas no último trimestre de 2013.

Espaço de aprendizagem

No rés-do-chão da nova sede da USALMA funcionarão o centro de recursos e informática e o espaço movimento e saúde. O piso 1 destina-se a salas de aulas para as atividades de artes, ciências sociais e humanas, línguas, ciência e música. No piso 2 ficarão instaladas as salas de reuniões, gabinetes, secretaria e outros serviços administrativos. Existirão ainda espaços para auditórios, salas de ensaio, cafetaria e esplanada.

As obras vão implicar a reconstrução praticamente total do edifício, através da construção de novas paredes, instalações elétricas, águas e esgotos.

Sobre a USALMA

“Aprender é viver melhor” é o lema da USALMA. Um projeto da Associação de Professores do Concelho de Almada que tem como principais objectivos valorizar os saberes e competências das pessoas, estimular uma cidadania ativa e combater a solidão.

No ano letivo de 2012/2013 frequentam a instituição cerca de 900 alunos, acompanhados por mais de uma centena de professores voluntários.

Comentários