«Conversas com Pais» continuam a ser proporcionadas em Torres Vedras

conversas com paisTORRES VEDRAS – O projeto Conversas com Pais prossegue no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 21h30, com mais uma sessão a realizar no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras. Nesta será apresentado o livro Nem bonsai nem trepadeira – os 33 “erros” mais comuns dos pais, da autoria do psicólogo José Miguel Oliveira.

A propósito desta sessão é referido que “o desafio e a pressão de conseguir encontrar o equilíbrio entre o efeito Bonsai [excesso de poda], limitando o crescimento e a liberdade, e o efeito Trepadeira [ausência de poda], em que não se cumpre o papel de guia e regulador, leva a que os pais se sintam culpados. Não há pais culpados. Não há pais perfeitos, não há crianças perfeitas.

É a imperfeição que nos desafia, que nos torna atentos, que nos faz amar sem limites e definir limites por amor. Os pais estão angustiados porque vivemos numa sociedade cruel em que os tempos são difíceis, mas devem lembrar-se que o importante é dar à criança armas para que possa enfrentar os obstáculos.

Isto significa educá-la, habituá-la a conquistar as coisas, em vez de as dar já trituradas”. O objetivo desta sessão é apresentar alternativas, estratégias e ferramentas que ajudem os pais a encontrar o ponto de equilíbrio na sua intervenção educadora, a refletir sobre os seus problemas, a partilhar as suas dificuldades, as suas dúvidas e “erros” comuns ou frequentemente apontados pelos próprios.

Quando há erros cometidos pelos pais a criança apresenta sintomas, por sentir que algo não está bem com eles. Mas porque não existem fórmulas mágicas e todas as experiências devem ser valorizadas esta sessão pretende ser um espaço para partilha de reflexões.

No dia 1 de março o projeto Conversas com Pais terá uma outra sessão, também pelas 21h30, no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, subordinada à temática Preparação para a Parentalidade.

Esta ação, organizada em parceria com a Revista Mamãs e Bebés, é direcionada a todas as futuras e recém mães e conta com a participação de vários especialistas de diferentes áreas.

Nela participarão Sónia Patrício (Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria na consulta externa da Clínica Cuf de Torres Vedras), Rute Brito (Assessora da Dodot, marca especialista em fraldas descartáveis) e Carlos Jorge Alberto (Presidente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Torres Vedras).

Nesta sessão serão abordados os seguintes temas: as características do bebé no primeiro ano de vida; os cuidados com a pele e higiene do bebé; e socorrismo pediátrico.

O projeto Conversas com Pais prosseguirá no dia 5 de abril com mais uma sessão, essa intitulada “Não, não e não! – Desobediência e birras” (com Paula Pimentel e Sónia Oliveira).

Comentários