Lagoa: Enterro do Entrudo marca presença em Ferragudo

Lagoa: Enterro do Entrudo marca presença em Ferragudo

SHARE
, / 10 0

cartaz enterro 2013LAGOA – O Carnaval também é sinónimo de “Entrudo”, palavra derivada do latim “Introitu” que quer dizer, começo… sendo portanto o intróito à Quaresma Cristã, sentido esse que se sobrepôs às festividades pagãs que assinalavam o início de um novo ciclo agrário.

A celebração do Carnaval foi sempre marcada pela subversão
da ordem estabelecida, pois nos dias do Entrudo, o “mundo” parece virado às avessas, iniciando-se com a entronização da família real: o rei mono e a rainha do sexo masculino, seguindo-se os combates e as brincadeiras de rua, os desfiles de Zés Pereiras, Cabeçudos, Trapalhões, Matrafonas, terminando as festividades na chamada Quarta-feira de Cinzas com o “Enterro do Entrudo” sempre marcado por forte carga satírica aos costumes e por uma grande componente de ironia política e social.

Em Ferragudo, o Enterro do Entrudo realizou-se sem carácter de
grande efectividade até meados dos anos 60 do século XX, tradição que foi recuperada de há 7 ou 8 anos a esta parte no âmbito do Carnaval que algumas Colectividades do Concelho de Lagoa organizam em conjunto.

Inicialmente levado à cena na sua forma mais simplista e
tradicional, na qual o improviso e a espontaneidade marcavam
o ritmo da acção, foi progressivamente adoptando formas mais
organizadas, sustentando-se em textos previamente preparados e
com uma componente cénica mais elaborado, ao que mais tarde se
acrescentou a componente musical, uma melhor caracterização dos personagens e um suporte de iluminação mais adequado.

2.

Em 2012 realiza-se pela primeira vez num recinto coberto com
o público bem instalado e a coberto de oscilações climatéricas, com condições técnicas de palco, luz e som até aí impossíveis de disponibilizar. A essência da matriz cultural do Enterro do Entrudo manteve-se viva, nas suas vertentes pictóricas, na sátira política, na ironia social, na subversão de alguns usos e costumes, no discurso acusatório, só que vestida com nova roupagem e assente num novo conceito de espectáculo, no qual se mantém o conteúdo, mudando- se no entanto a forma.

Assim pelo quinto ano consecutivo, vai a ACD Ferragudo levar por diante mais uma edição do “Enterro do Entrudo” dentro do conceito e modelo do ano transacto, envolvendo directamente mais de 40 pessoas.

O evento terá lugar no dia 13 de Fevereiro (4ª feira) na Nave
Desportiva de Ferragudo a partir das 21.30 horas.

A iniciativa insere-se no Carnaval das Colectividades do Concelho de Lagoa e conta com o apoio do Município de Lagoa, da Junta de Freguesia de Ferragudo e a colaboração técnica da Rádio Lagoa.