ANADIA – Realizou-se no passado dia 13 de dezembro ( sábado ), o Campeonato Nacional Absoluto de Pentatlo Moderno e o Troféu Marquês do Funchal, no CAR-Centro de Alto Rendimento em Sangalhos, Complexo Desportivo de Anadia, e no Hipódromo da Bairrada, em Arcos-Anadia.

Sob a égide da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, federação satélite do CAR Anadia, realizou-se pela primeira vez duas competições deste exigente desporto Olímpico. O atleta Espanhol teve o melhor desempenho, somando 1459 pontos, nas cinco modalidades. Em segundo e terceiro lugar ficaram os Portuguêses Sebastião Macias com 1367 pontos e Rui Cirne com 1353 pontos.

Na variante feminina a vitória sorriu a Ana Alvito com 956 pontos, em segundo lugar Maria Teixeira com 927 pontos e no ultimo lugar do pódio a Espanhola Aroa Freije com 914 pontos.

No Campeonato Nacional Absoluto, apenas exclusivo para atletas Portugueses, a vitória sorriu a Sebastião Macias com 1367 pontos, seguido de Rui Cirne com 1353 pontos e em terceiro lugar Pedro Valido com 1334 pontos.
A penta atleta Ana Alvito conquistou a prova feminina com 956 pontos.

Paralelamente realizou-se uma prova de biatlo ( atletismo e natação ), tendo como objectivo a captação de novos talentos, integrada no “ PEO-Projeto Esperança Olímpica 2018 “, destinada a formação de jovens atletas.

No final da competição Rui Lucena, diretor de prova fez um balanço positivo: “ as provas decorreram muito bem, os atletas ficaram muito contentes com esta primeira experiencia no concelho de Anadia, utilizando instalações desportivas muito boas. A FPPM pretende trazer no futuro mais provas e estágios para o CAR Anadia. “O Espanhol Cristobal Rodriguez, vencedor do Trofeu Marques do Funchal, ficou surpreendido: “ Estou muito contente com a prova, muito bem organizada e com magnificas instalações desportivas. Não sabia que Portugal tinha estas condições, é incrível a qualidade destes equipamentos desportivos. “ Sobre a estadia o atual número um Espanhol referiu: “ fomos muito bem tratados e recebidos, gostamos muito. “ Para o penta atleta Espanhol, esta prova insere-se no início da preparação para a próxima época, a qual tem inicio em Março com as provas da Taça do Mundo, percorrendo os quatro continentes. Conseguir pontos para os jogos Olímpicos do Rio, é o seu principal objetivo na competição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *